Compras no exterior

As regras de fiscalização da Receita Federal sobre a tributação de itens importados está mudando e promete apertar quem estiver entrando com produtos no país, então fique atento! A cota para compras de mercadoria no exterior é US$ 500 (por via aérea ou marítima) ou US$ 300 (terrestre ou fluvial), se suas compras passarem desse valor estarão sujeitas a tributação.

O que você precisa saber:

  • São considerados isentos produtos de uso ou consumo pessoal, como roupas, livros, acessórios e aparelhos eletrônicos que estejam em uso, como celular e máquina fotográfica, porém apenas uma unidade de cada.
  • Enxoval de bebê, vestidos de noiva e equipamentos profissionais que ultrapassarem o valor da cota e não tenham sido usados estarão sujeitos a tributação.
  • Ipad: não é considerado isento. Será tributado se ultrapassar o valor da cota.

 

Free shop 

Quem vai viajar e está preocupado em gastar mais do que a cota de 500 dólares permitida ficará feliz em saber que compras realizadas em free shop no Brasil não entram nessa cota. O viajante tem direito a mais 500 dólares em produtos adquiridos em free shops brasileiros. Brasileiros! Se a compra for realizada em um free shop do exterior elas farão parte da cota única de 500 dólares para produtos importados.

É importante lembras que mesmo dentro dessa cota, produtos adquiridos em free shop tem limites de unidades. Confira alguns exemplos:

  • 12 litros de bebida alcoólica;
  • 25 unidades de charutos ou cigarrilhas;
  • 250 gramas de fumo;

20 unidades de bens, desde que não haja mais do que 3 unidades idênticas.