Gastronomia na Califórnia
- Fernanda Peres
- 2 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de abr.
Adversidade é a palavra que define a Califórnia, em todos os aspectos, não é diferente com a culinária. De norte a sul, a Califórnia é conhecida por sua culinária diversificada, eclética e com diversas influências. Dos mais vários tipos e propostas de experiências gastronômicas, desde a um rústico e refinado French Laundry, o picnic ao ar livre na V. Sattui, um dos melhores menus de frutos do mar no Crabs House, o famoso e divertido Bubba Gump, ao famoso e estiloso Spago em Beverly Hills.

E em todos eles esta muito presente o incentivo dos cheffs em relação a produção local. É um movimento global mas muito aderido pelas cozinhas californianas, o California Cuisene.
A culinária se concentra em pratos que são impulsionados por ingredientes locais e sustentáveis com atenção à sazonalidade e ênfase na fartura da produção de cada região. A agricultura e a pecuária respondem juntas por 1,95% do PIB, o valor total dos produtos produzidos pela agropecuária da Califórnia é o maior de todo os Estados Unidos. Em torno de 30% do seu território são fazendas produtoras. O estado é líder nacional na produção de leite, carne bovina, tomate, alcachofras, brócolis, couve-flor morangos, melões, pêssegos, melancias, amêndoas, damascos, tâmaras, figos, tâmaras, nectarinas, azeitonas, uvas, ameixas, pistaches e nozes. Não podemos deixar de destacar os famosos Kiwis, onde a Califórnia é o maior produtor da fruta dentre todos os países norte-americanos. E o segundo maior produtor de laranjas dos Estados Unidos.
E, claro, a indústria pesqueira está ocupada o ano todo ao longo da costa. Ingredientes presentes em todos os tipos de cozinha dos restaurantes californianos.