Bagagem de mão

Identifique a sua bagagem com nome e telefone, fora e dentro da mala.

Na bagagem de mão é permitido um volume de no maximo 5 kg que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro ou no compartimento superior da cabine. Atenção aos objetos cortantes e liquidos com quantidade superior a 100ml, se precisar leve na mala a ser despachada.

Bagagem voos internacionais

Adulto ou criança, com assento reservado, tem direito a (2) duas bagagem com 32 kg cada uma, se houver excesso de bagagem a empresa aérea é autorizada a cobrar por excesso de peso.

 

Check-in

Vôos internacionais solicitam comparecimento com três horas de antecedência no portão de embarque portando documento válido* com foto, passaporte com visto autorizado, a passagem aérea ou número do e-ticket.

* Carteira de identidade, carteira de habilitação com foto, carteira profissional original ou certificado de reservista.

 

Menor desacompanhado de um dos pais ou viajando sozinho

É indispensável a autorização judicial para que crianças e adolescentes viajem ao exterior, sozinhos ou em companhia de terceiros maiores e capazes, desde que autorizados por ambos genitores, ou pelos responsáveis, por documento escrito e com firma reconhecida; por “autenticidade”.

 

Dano ou Extravio de Bagagem

Ao receber sua bagagem, confira os volumes. Caso ocorra avaria, dano ou furto, procure um funcionário da empresa aérea ainda na sala de desembarque e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem – RIB. Em até sete dias após a entrega da bagagem, o passageiro também pode encaminhar o protesto à empresa aérea, por qualquer comunicação escrita. É necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem, que é a prova do contrato de transporte.

A bagagem só pode permanecer extraviada por no máximo 30 dias. Após esse prazo, a companhia deve indenizar o passageiro. Caso seja localizada, a bagagem deve ser enviada ao endereço indicado pelo passageiro (seja na origem ou destino da sua viagem). O passageiro também pode contatar os Juizados Especiais Cíveis em alguns dos principais aeroportos da Rede Infraero. As regras valem para todos os voos com origem no Brasil. Para os voos vindos do exterior, mesmo que de empresas brasileiras, são aplicadas as normas do país de origem da viagem, que podem ser diferentes. Neste caso, consulte a empresa aérea, imediatamente no desembarque.

Equipamentos eletrônicos

Se você precisar declarar algum equipamento eletrônico, na saída do Brasil dirija-se a Receita Federal do aeroporto, com o aparelho e se possível a nota fiscal. Aconselhamos carregar na bagagem de mão pertences de valor mais alto.